Chegamos ao final de mais uma temporada emocionante e estamos de volta com o nosso tradicional resumo e entrevistas com os pilotos. Neste ano, todas as categorias apresentam disputas acirradas pelo título individual, com pelo menos três pilotos brigando pela conquista. Isso demonstra o quão equilibrada foi a temporada e o talento dos competidores.

Vamos começar falando um pouco da categoria F1, que teve momentos de tirar o fôlego. Na penúltima etapa do campeonato, três pilotos empataram na pontuação, e os critérios de desempate foram necessários para determinar o primeiro, segundo e terceiro lugar. Será que a disputa pelo título também será tão emocionante assim? Na categoria F1, temos cinco pilotos disputando o título individual. José Lellis lidera com 176 pontos, seguido de perto por Raphael Brito com 172 pontos. Thiago Ferreira e Renan Lecheta também estão na briga, com 164 e 133 pontos, respectivamente. Além desses pilotos, temos outros competidores lutando para ficar entre os cinco melhores do campeonato, como Victor Txai (120 pontos), Mauro Roberto (107 pontos), Gustavo Faccenda (98 pontos) e Diogo Lutz (98 pontos). Na disputa pelo título de equipes, a Acelera Racing está na frente com 297 pontos, mas a equipe Floripa Kart, com 270 pontos, e a Lellis Clessius, com 216 pontos, estão determinadas a alcançar o primeiro lugar.

Na Categoria F100, temos o piloto Robson Carra mostrando um desempenho impressionante, "dominando" a categoria com 206 pontos. Ele abriu uma vantagem de 33 pontos em relação ao segundo colocado, Marcelo Oliveira, que possui 173 pontos, e 54 pontos de diferença em relação ao terceiro colocado, Lauro Mussi, com 152 pontos. No entanto, o título ainda está em aberto, uma vez que é possível conquistar até 68 pontos em uma única etapa. A disputa pelo vice-campeonato está bastante acirrada. Marcelo Oliveira lidera o pelotão, mas está sendo pressionado por outros competidores. Lauro Mussi, Gabriel Fischer, Antonio da Silva, Fabio Provesi e Marcos Oliveira estão todos na briga, com pontuações próximas (152, 149, 137, 134 e 125 pontos, respectivamente). No campeonato de equipes, a equipe "Os Pangarés" está na liderança com 298 pontos, seguida pela "Kahl Carra Racing" com 234 pontos e pela "Acelera Racing" com 201 pontos. As equipes "McLaran" (184 pontos) e "Ferrari" (164 pontos) observam de perto essa disputa emocionante.

Na categoria F2, tivemos uma reviravolta emocionante na disputa pelo título. O piloto Jonas Silva estava liderando com uma vantagem confortável até restar apenas uma etapa. No entanto, nessa etapa final, o piloto Bruno Piffer conseguiu se aproximar e a diferença entre os dois agora é de apenas 4 pontos. A batalha pelo primeiro lugar promete ser intensa e imprevisível até a bandeirada final. A briga pelo terceiro lugar na categoria também está bastante acirrada. Vários pilotos estão competindo de forma acirrada por essa posição, com pontuações muito próximas. José Rossi lidera o grupo com 130 pontos, seguido de perto por Guilherme Lopes e Regis Model, ambos com 118 pontos. Bernardo Ribeiro, Marcelo Bosco, Andrei Teixeira e Cristian Nascimento também estão na disputa, com pontuações de 116, 116, 113 e 105 pontos, respectivamente. Essa disputa pelo terceiro lugar promete ser emocionante, com diversos pilotos lutando para garantir um lugar no pódio. Com tantos competidores talentosos e pontuações tão próximas, qualquer reviravolta pode acontecer nas últimas etapas do campeonato.

Agora, eu gostaríamos de saber: para quem vai a sua torcida? Essa temporada nos proporcionou momentos de pura emoção, e tenho certeza de que o desfecho será incrível.

Segue alguns depoimentos dos pilotos que participaram da temporada:




Renan Lecheta - Piloto Categoria F1

"Devido a uma paixão antiga pelo kart, decidi em 2022 competir de kart indoor. Recebi indicações de entrar no Floripa Kart por ser um ambiente acolhedor e que poderia me desenvolver rápido. Participei em 2022.2 e gostei muito da experiência, conquistando o vice-campeonato da F2 e subindo para a F1 em 2023.1. Nesse semestre tem sido uma honra correr ao lado de grandes pilotos, que me fazem evoluir a cada etapa. Aprimorei o quali, largada, empurrar, ultrapassagem, defesa e estratégia dentro da pista. A organização se preocupa com a segurança dos pilotos e com a avaliação justa das baterias. A nova forma de transmissão ao vivo em 2023.1 agregou muito valor, dando visibilidade aos patrocinadores e pilotos, além de podermos assistir as baterias depois para aprendermos com os erros e confirmarmos nossos acertos."



Regis Model - Piloto Categoria F2

"Cara o time que organiza o Floripa Kart tem muito cuidado com o que faz. É muito bom saber que a organização está sempre preocupando em melhorar e trazer cada vez itens para deixar a nossa diversão ainda mais espetacular. Top de mais"



Lauro Mussi - Piloto Categoria F100

"Essa é minha temporada de estreia no Floripa Kart. Tem sido uma baita experiência, marcada por momentos de muitas disputas e aprendizado. Destaque para o bonito troféu utilizado pela organização para reconhecer os melhores pilotos de cada etapa, além da busca por constante evolução do campeonato. Ponto extra para as transmissões ao vivo, que possibilitam uma visibilidade incrível e fomenta o kartismo, permitindo ainda que amigos e familiares acompanhem a competição volta a volta."





José Lellis - Piloto Categoria F1

"O campeonato da floripa kart é um campeonato bem agradável ,bem organizado, também é sempre aos domingos, e são duas baterias e o tempo entre as baterias é rápido então você não perde o dia inteiro ,também a cada etapa muda o traçado, isso é muito interessante os karts que eu tenho usado, que são ali do Beto Carrero, vejo bastante diferença entre eles mas todos dá para você domá-los e fazer o andar .Organização do campeonato é muito boa ou seja é um campeonato muito divertido de fazer"





Bruno Piffer - Piloto Categoria F2

"A temporada vem sendo acirrada desde o começo, com disputas intensas, porém limpas, entre os competidores. a expectativa para a ultima etapa do campeonato é brigar pelo título da F2"





Raphael Brito - Organizador FK - Piloto Categoria F1

"Sem dúvida, esta temporada foi repleta de aprendizado tanto como piloto quanto como organizador do campeonato. Como organizador, estou satisfeito em dizer que alcançamos um formato ideal de classificação e pontuação. Durante várias etapas, vimos pilotos empatados na pontuação, e agora, chegamos à última etapa sem nenhum título individual garantido em nenhuma categoria. Isso só mostra o quão competitivo e acirrado foi o campeonato.
Além disso, tivemos a honra de fechar uma parceria valiosa com a empresa IpTrust, que mais do que um patrocínio, se tornou uma verdadeira parceria. Estamos constantemente trocando ideias e sugestões de melhorias, visando oferecer uma experiência ainda mais incrível aos competidores e fãs do esporte.
E não posso deixar de mencionar o talento inegável de Andrei, cujas artes e ilustrações se aprimoram a cada temporada. Seus trabalhos são verdadeiras obras de arte que capturam a essência e a emoção das corridas.
Agora, falando como piloto, posso dizer que esta temporada foi extremamente disputada e equilibrada. Acredito que a decisão dos campeões será definida nos detalhes. Pode ser por uma punição, pela falta de uma ultrapassagem ou até mesmo pela interferência da chuva, afinal, no automobilismo, qualquer elemento pode fazer a diferença.
Estou ansioso para ver como essa temporada emocionante se desenrolará e torço para que todos os pilotos deem o seu melhor, proporcionando momentos de pura emoção nas pistas. Que vença o melhor e que a paixão pelo kart continue a nos unir nessa incrível jornada!"



José Rossi - Piloto Categoria F2

"Conheci o campeonato floripakart por Indicação do Henri Stelle. Já na primeira etapa entendi o motivo. Evento extremamente organizado e alto nível dos pilotos participantes. O organizador, Raphael, sempre preocupado e focado no andamento e no preparo do evento. Vale muito a pena participar e conhecer."



João Paulo - Piloto Categoria F100

"Estou andando faz 3 etapas deste ano de 2023 o campeonato Floripa Kart estou achando muito top pois sou de Curitiba Pr e desço com o maior prazer desde a organização do campeonato os traçados sempre diferentes pessoal que anda muito gente boa mesmo me aceitaram de braços abertos sem contar que tem a categoria F100 que seria categoria do meu peso somente agradecer a você e todos organizadores sempre tentando evoluir por mim andarei anos com vocês"



Guilherme Lopes - Piloto Categoria F2

"Campeonato super bem organizado, com baterias bem equilibradas e grandes disputas. Participar é muito bacana, o final de semana que tem etapa é o mais divertido do mês! Eu já organizei baterias de kart indoor, eu até comprei um Kart FT para andar com amigos, mas nada super a emoção de um campeonato bem disputado como o Floripa Kart"



Marcelo Oliveira - Piloto Categoria F100

"Apesar de acompanhar o esporte no kart amador, eu nunca tinha participado de um campeonato antes Tenho muito tempo de kart profissional mas pra mim o FK está sendo um grande aprendizado E um campeonato sólido e muito competitivo, ambiente leve e descontraído onde a gente vê que o trabalho e feito com todo cuidado pra que a gente consiga o que de fato queremos .....diversão e competitividade entre amigos..."



Victor Txai - Piloto Categoria F1

"Acompanho e apoio o projeto do FK desde o começo, mas por questões de agenda esta foi a minha primeira temporada completa. É de se orgulhar o nível de profissionalismo que o campeonato atingiu, com uma organização eficiente e transparente em todas as camadas, além de sempre buscar melhorias para deixar o campeonato ainda mais interessante. O nível dos pilotos está cada vez mais alto também, o que deixa as disputas mais acirradas e as corridas bonitas e seguras. Fico feliz de fazer parte deste campeonato e de estar finalmente terminando minha primeira temporada completa!"



Alex Zuffo - Piloto Categoria F1

"O campeonato está bem disputado e a organização tem se empenhado para manter o equilíbrio. Temos ótimos pilotos e corremos em diversas pistas o que aumentou a pressão nos pilotos. Essa temporada eu defendia o título da categoria, mas na primeira prova sofri com um pneu furado e na última corrida cometi um erro na disputa com os ponteiros. Esses pontos perdidos ao longo do campeonato farão falta nessa última etapa, mas... "corridas são corridas" e estarei preparado se a sorte for a meu favor!"